Resultados de busca
1701 resultados encontrados com uma busca vazia
- Nota de Falecimento - ELEONORA GUETHS
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Sra. ELEONORA GUETHS ocorrido às 15h15min , do dia 28 de maio 2026, aos 89 anos de idade em sua residência. O velório será realizado no dia 29 de maio, Capela da Comunidade de Itoupava Rega I, a partir das 07:00 horas. A cerimônia de despedida ocorrerá às 14h30m do dia 29 de maio, logo após seguirá para o sepultamento no Cemitério de Itoupava Rega I. A Sra. ELEONORA GUETHS, viúva do Sr. Arnold, deixa enlutado as filhas Seli, Gisela, 2 genros, 6 netos, 4 bisnetos e demais familiares e amigos que lamentam profundamente sua partida. O Jornal A Cidade Pomerode deseja os mais sinceros sentimentos à família enlutada.
- Petrobras anuncia alta na gasolina vendida a distribuidoras
O novo preço médio passará de R$ 2,57 para R$ 2,61 por litro, a partir de sexta-feira (29) Foto: Ilustrativa A Petrobras comunicou nesta quinta-feira (28) um reajuste de R$ 0,04 por litro no preço da gasolina A vendida às distribuidoras de combustíveis. O novo preço médio passará de R$ 2,57 para R$ 2,61 por litro, a partir de sexta-feira (29). Apesar do aumento nominal, o impacto para o consumidor será amenizado pela subvenção econômica implementada pelo governo federal, conforme previsto na Medida Provisória nº 1.358, de 13 de maio de 2026, no Decreto nº 12.984 e na Portaria MF nº 1.496, de 25 de maio de 2026. O reajuste bruto seria de R$ 0,48 por litro, porém, com o desconto de R$ 0,44 concedido pelo governo, o aumento líquido para as distribuidoras é de apenas R$ 0,04. A gasolina A comercializada pela Petrobras já inclui a mistura obrigatória de 30% de etanol anidro, formando a gasolina C, que é a versão vendida ao consumidor final nos postos. Além do preço da Petrobras, o valor pago nas bombas também contempla impostos e as margens das distribuidoras e revendedores. Com este ajuste, a parcela da Petrobras na composição do preço final sobe de R$ 1,80 para R$ 1,83 por litro. A estatal ressalta que, mesmo com o aumento, o preço praticado atualmente está 27,6% inferior ao registrado em 31 de dezembro de 2022.
- Colisão entre carro e bicicleta elétrica deixa adolescente ferido no centro de Pomerode
O acidente ocorreu por volta das 7h, no cruzamento da Rua Alex Wachholz com a Av. 21 de Janeiro Foto: Arquivo JCMP Bombeiros Voluntários de Pomerode atenderam na manhã desta sexta-feira, 29 de maio, um acidente envolvendo um carro e uma bicicleta elétrica no centro de Pomerode. O acidente ocorreu por volta das 7h, no cruzamento da Rua Alex Wachholz com a Avenida 21 de Janeiro. Conforme informações, o condutor de um Ford Fusion trafegava pela Rua Alex Wachholz e, ao entrar na Avenida 21 de Janeiro, colidiu com uma bicicleta elétrica que seguia no sentido bairro – Centro. A bicicleta tinha dois ocupantes: a condutora, uma jovem de 16 anos, que não sofreu ferimentos, e um passageiro, de 13 anos, que sofreu uma fratura exposta em um dos membros inferiores. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode prestou atendimento às vítimas no local e as encaminhou ao Hospital e Maternidade Rio do Testo para avaliação médica. O motorista do veículo não se feriu. A equipe da Getran Pomerode esteve presente para orientar o trânsito durante o atendimento e registro do acidente. As autoridades reforçam a importância da atenção redobrada em cruzamentos para evitar novos acidentes na região.
- Veículo é destruído por fogo no bairro Testo Rega em Pomerode
A ocorrência foi registrada por volta de 0h15min desta sexta-feira (29) Foto: CBVP Na madrugada desta sexta-feira, dia 29, um veículo VW Jetta foi tomado pelas chamas em Pomerode, mais precisamente na Rua Morro Strassmann, no bairro Testo Rega. A ocorrência foi registrada por volta de 0h15min. Segundo informações da guarnição dos Corpo de Bombeiros Voluntários que atendeu a ocorrência, os dois ocupantes do carro já estavam fora do veículo e sem ferimentos quando os bombeiros chegaram ao local. O condutor relatou que estava conduzindo o automóvel para deixá-lo em uma oficina conhecida, pois o carro já apresentava problemas mecânicos. Durante o trajeto pela estrada, ele percebeu um forte odor de gasolina vindo do veículo e, pouco tempo depois, o Jetta começou a incendiar-se na região do motor. Ao chegar, os bombeiros encontraram o automóvel completamente tomado pelas chamas. Para combater e controlar o incêndio, foram utilizados cerca de 2.000 litros de água, evitando que o fogo se espalhasse para áreas próximas. Apesar do susto, felizmente não houve feridos no incidente. As causas do incêndio serão investigadas pelas autoridades competentes.
- Jovem de 20 anos tenta enganar fiscalização de trânsito e acaba preso em Pomerode
O Jovem adulterou a placa da moto para evitar multas de trânsito Foto: Divulgação/Getran Na tarde de terça-feira (26), um jovem de 20 anos foi detido pela Guarda de Trânsito (GETRAN) de Pomerode, Santa Catarina, após acumular uma série impressionante de infrações de trânsito no município. A motocicleta conduzida pelo rapaz já contava com mais de 40 registros de infrações, segundo informações oficiais da corporação. De acordo com o superintendente da GETRAN, Daniel da Luz, o jovem vinha sendo monitorado há algum tempo devido às constantes irregularidades captadas pelos equipamentos de fiscalização instalados na cidade. Ainda na manhã desta terça-feira, os agentes tentaram realizar uma abordagem ao motociclista, mas ele fugiu, transitando pela contramão em vias movimentadas como a Rua Luiz Abry e a Avenida 21 de Janeiro. Entretanto, no período da tarde, o condutor foi localizado novamente na Rua Hilário Krueger, próxima à delegacia do Centro de Pomerode. Após nova abordagem, ele foi conduzido até a delegacia e autuado. Segundo o delegado Rodrigo Aquino Gomes, o jovem permanece à disposição da Justiça até que seja realizada a audiência de custódia. No momento da detenção, estava na companhia de uma adolescente menor de idade, que foi liberada no local. Um detalhe que chamou a atenção das autoridades foi o uso recorrente de uma manobra ilegal para tentar escapar da fiscalização: o rapaz dobrava a placa da motocicleta para cima, dificultando a identificação do veículo pelos sistemas automáticos. Com a confirmação oficial da placa, a expectativa é que o número de autuações relacionadas a este automóvel aumente significativamente, já que diversas outras infrações registradas nas câmeras agora poderão ser atribuídas ao mesmo condutor. Essa ação reforça a importância do monitoramento constante e da atuação firme das autoridades para garantir a segurança no trânsito e o respeito às leis municipais.
- Nota de Falecimento - VENDELINO PACKER
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Sr. VENDELINO PACKER ocorrido às 08:35min, do dia 26 de maio 2026, aos 87 anos de idade no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. O velório será realizado no dia 26 de maio, Capela São Ludgero, a partir das 20:00 horas. A cerimônia de despedida ocorrerá às 15h30min do dia 27 de maio, logo após seguirá para o sepultamento no Cemitério Municipal. A Sr. VENDELINO PACKER, deixa enlutado os filhos Rovena e Rosemeri, 2 genros, 3 netos, 6 bisnetos e demais familiares e amigos que lamentam profundamente sua partida. O Jornal A Cidade Pomerode deseja os mais sinceros sentimentos à família enlutada.
- Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Pomerode
Os policiais descobriram que contra o homem, de 29 anos, havia um mandado de prisão ativo Foto: Arquivo/JCP Na tarde desta terça-feira, 26, uma ocorrência iniciada por uma denúncia sobre um cachorro solto em via pública resultou no cumprimento de um mandado de prisão civil em Pomerode. Por volta das 16h10min, a Polícia Militar foi acionada para verificar a presença de um cão da raça pitbull circulando livremente pelas ruas. No local, os policiais conversaram com o homem responsável pelo animal, que informou ter adotado o cachorro após este ser abandonado ainda filhote pelos antigos donos, assumindo todos os cuidados necessários para sua guarda. Durante a averiguação e consulta aos sistemas de segurança, os policiais descobriram que contra o homem, de 29 anos, havia um mandado de prisão ativo. O suspeito afirmou não ter conhecimento da existência da ordem judicial. A investigação revelou tratar-se de um mandado de prisão civil, emitido pela Primeira Vara da Comarca de Pomerode, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), devido ao não pagamento de pensão alimentícia. Após confirmar a validade da ordem, a guarnição cumpriu o mandado, conduzindo o homem ao Presídio Regional de Blumenau, onde ele permanece à disposição da Justiça.
- Pomerode vai ganhar bondinho aéreo! Saiba mais sobre essa novidade
O bondinho aéreo ligará o Morro da Turquia ao Alles Park Foto: Divulgação Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, está prestes a receber uma nova atração turística que promete encantar moradores e visitantes: um bondinho aéreo que ligará o Morro da Turquia ao Alles Park. O projeto, anunciado pelo Grupo Interparques, representa um importante investimento para impulsionar ainda mais o turismo na região. De acordo com Ramon Fernandes, gerente Comercial do grupo, o bondinho aéreo será implementado após a finalização das questões ambientais necessárias para a execução da obra. A novidade não se limita ao transporte: a área contemplará também um espaço para eventos, ampliando as possibilidades de lazer e cultura em Pomerode. O Grupo Interparques já é referência no setor de atrações turísticas no Brasil, com presença nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Alagoas. Além disso, recentemente o grupo inaugurou a Estação Alles Park em Pomerode, reformulou o Mundo a Vapor e lançou uma nova roda-gigante em Maceió, consolidando sua liderança no segmento de rodas-gigantes no país. Com o bondinho aéreo, Pomerode se posiciona para atrair ainda mais visitantes, valorizando suas belezas naturais e sua infraestrutura turística. Essa iniciativa deve movimentar a economia local, gerando empregos e fortalecendo o município como destino de turismo em Santa Catarina. Sem dúvida, uma novidade que promete transformar a experiência de quem visita a cidade.
- Conta de energia pode ficar até 16% mais cara em Santa Catarina a partir de agosto
Antes da aprovação definitiva do novo índice tarifário, a proposta passará por consulta pública entre os dias 28 de maio e 13 de julho A conta de luz dos catarinenses poderá sofrer um aumento significativo a partir do dia 22 de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou uma proposta que prevê um reajuste médio de 11,77% nas tarifas da Celesc, concessionária responsável pelo fornecimento de energia para cerca de 3,56 milhões de unidades consumidoras no estado. Para os consumidores residenciais e pequenos comércios, classificados como baixa tensão, o aumento médio estimado é de 9,32%. Já para as grandes indústrias e consumidores de alta tensão, o reajuste pode chegar a 16,91%. Principais motivos para o aumento na tarifa De acordo com a Aneel, o principal fator para o reajuste é a inclusão de custos financeiros que serão repassados nas tarifas ao longo dos próximos 12 meses, representando aproximadamente 9% do impacto total. Além disso, a composição do reajuste também considera despesas relacionadas à transmissão, compra de energia, encargos do setor elétrico e os custos operacionais da distribuidora. Embora parte dos custos antigos seja retirado da cobrança, o que poderia reduzir levemente o aumento, isso não é suficiente para evitar o reajuste previsto. Consulta pública e definição do valor final Antes da aprovação definitiva do novo índice tarifário, a proposta passará por consulta pública entre os dias 28 de maio e 13 de julho. Também está programada uma audiência presencial em Florianópolis, no dia 18 de julho, para discutir o tema com a população. Após esse processo de avaliação e debates, a Aneel deverá definir o percentual oficial que será aplicado na conta de energia dos catarinenses. Por enquanto, os consumidores devem se preparar para a possibilidade de uma conta de luz mais cara já no segundo semestre de 2024.
- Encontro sobre turismo e patrimônio cultural ocorreu no Bairro Testo Alto
O encontro abordou temas como a relevância do tombamento para o fortalecimento do turismo Foto: Divulgação O evento "O Tombamento e Construções Turísticas" foi realizado no dia 19 de maio pela Associação Rota do Enxaimel, com participação da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAN), do Iphan e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (ASSEAPO), para discutir a valorização do patrimônio cultural e o fortalecimento do potencial turístico do Bairro Testo Alto. O encontro abordou temas como a relevância do tombamento para o fortalecimento do turismo, os benefícios de investir em edificações inspiradas no estilo enxaimel e a importância da inserção de referências culturais nos projetos arquitetônicos, sempre respeitando as normas vigentes. Ivan Blumenschein, sócio/diretor da Nugali Chocolates, esteve presente representando a Rota do Enxaimel. E Ivan comenta sobre a importância do evento. “Acreditamos que o encontro foi importante para aproximar o Iphan e os construtores, arquitetos, empreendedores e moradores, para que os entendimentos possam evoluir e que se encontrem maneiras de atender os desejos de quem quer valorizar elementos culturais em uma construção, mas compreendendo a importância do tombamento para manutenção da identidade do bairro e do potencial turístico”, ressalta Ivan. A programação também contou com a participação da arquiteta Maria Regina Weissheimer, da Superintendência do Iphan em Florianópolis. A arquiteta destaca o impacto positivo do evento para quem pretende edificar e preservar. “O objetivo central do encontro foi pensar em como as novas edificações dentro da área tombada e do entorno podem ajudar a preservar a paisagem e as tradições construtivas locais, ao mesmo tempo que colaboram para a valorização das edificações antigas e para o fomento ao turismo sustentável. Para isso, o Iphan busca se aproximar e manter um diálogo permanente com a comunidade, arquitetos e construtores locais”, reitera Maria. E completa: “Iniciativas como esta, capitaneada pela Associação Rota do Enxaimel, são fundamentais para que todos consigam atingir, juntos, os objetivos desejados”. Maria possui extensa atuação na área de patrimônio cultural, tendo liderado a Divisão Técnica da Superintendência do Iphan em Santa Catarina entre 2014 e 2016, além de coordenar a área de Paisagem Cultural de 2009 a 2011. Também integrou a concepção dos Roteiros Nacionais da Imigração, que fundamentaram o tombamento das regiões de Testo Alto e Rio da Luz.
- Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Pomerode realiza neste final de semana a Festa do Interclubes
No domingo, 31 de maio, será realizada a grande Festa do Interclubes, no Clube Vasco da Gama Durante a semana, serão realizadas as competições entre os 15 clubes participantes, divididas em três etapas. As etapas aconteceram na terça, quarta e quinta-feira, sempre no Clube Vasco da Gama, a partir das 18h30min. No domingo, 31 de maio, será realizada a grande Festa do Interclubes, também no Clube Vasco da Gama. Programação: - 09h00 – Início das festividades - 10h00 – Marcha em busca do reinado - 12h00 – Almoço- 13h30 – Premiação e coroação do novo reinado - Logo após – Baile alusivo à festa A Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Pomerode convida a comunidade para prestigiar este momento de confraternização e celebrar o esporte e a tradição local.
- Pomerode vai ganhar neste final de semana, um novo ritmo com o 1º Festival Pré-Junino
A festa começa às 17h do dia 30 de junho, com a abertura dos portões Foto: Divulgação/Rede Social No dia 30 de maio de 2026, Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, se prepara para viver uma experiência inédita e cheia de alegria. O Parque Municipal de Eventos será o cenário do 1º Festival Pré-Junino de Pomerode, um evento que promete unir as tradições locais ao vigor contagiante da cultura nordestina, criando um verdadeiro intercâmbio cultural. A festa começa às 17h, com a abertura dos portões, dando início a um grande arraiá que terá como ponto alto o Festival de Quadrilhas, marcado para as 18h. Seis grupos de alta performance – vindos de Pomerode, Florianópolis, Brusque, Itajaí e Blumenau – subirão ao palco para apresentar coreografias elaboradas, com figurinos marcantes e narrativas teatrais que transformarão as quadrilhas em um espetáculo emocionante. Cada apresentação terá duração entre 20 e 25 minutos, garantindo um ritmo dinâmico e envolvente. Quando a noite cair, o clima esquenta com o autêntico forró pé-de-serra. O Trio Cascaes, diretamente de Florianópolis, anima o público a partir das 20h, seguido por Pecki Sanfoneiro e Banda Forró Caju, de Blumenau, que assumem o palco às 22h30min. A mistura desses ritmos tradicionais cria uma atmosfera perfeita para quem quer se jogar num animado arrasta-pé. Além da música e das danças, o festival oferece uma deliciosa gastronomia típica junina. O cardápio inclui pamonha, canjica, munguzá, milho cozido, bolos, maçã do amor, coração do amor, carne de sol, cuscuz recheado e queijo com mel – tudo preparado com ingredientes selecionados, prezando pela tradição e pela segurança alimentar. Para complementar, o chope artesanal, com receitas sazonais exclusivas, traz um toque especial que promete conquistar os visitantes. Organizado pela Quadrilha Junina Carcará do Sertão e pelo Arraiá Arretado BNU, o 1º Festival Pré-Junino não é apenas uma celebração, mas um passo importante para inserir Pomerode no calendário dos grandes eventos juninos do Brasil. Informações do evento: - Data: 30 de maio de 2026 - Local: Parque Municipal de Eventos de Pomerode - Abertura dos portões: 17h- Festival de Quadrilhas: a partir das 18h - Shows: Trio Cascaes (20h) e Pecki Sanfoneiro & Banda Forró Caju (22h30min) - Estacionamento: gratuito - Realização: Arraiá Arretado BNU e Quadrilha Junina Carcará do Sertão Venha celebrar a diversidade cultural e aproveitar um dos festejos mais animados e aguardados do ano em Pomerode!












