Prefeitura lança o "Alô Saúde Pomerode"

Prefeitura lança o "Alô Saúde Pomerode"

O atendimento de saúde digital funciona 24 horas por dia e a população pode acessar de onde estiver

A partir de agora, os pomerodenses contam com atendimento de saúde digital, 24 horas por dia, todos os dias da semana e de onde estiver. É o Alô Saúde Pomerode, uma maneira simples e segura para acesso a uma equipe de saúde sempre que precisar.

A utilização do Alô Saúde Pomerode pode ser feita pelo aplicativo “Saúde24h” ou pelo telefone 0800 888 9733. O “Saúde24h” está disponível para Android e IOS. Importante ressaltar que para usar o serviço, o usuário precisa estar com seu cadastro de saúde atualizado.

Para trazer o teleatendimento para os pomerodenses, a Prefeitura de Pomerode e a Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (APIS), por meio de processo licitatório consorciado, contrataram a empresa Topmed. Técnicos, enfermeiros e médicos estarão disponíveis 24 horas por dia, para atender e tirar as dúvidas dos usuários. Depois do atendimento, se necessário, o paciente pode ser encaminhado ao Hospital mais próximo, Unidade de Saúde, ao SAMU, ou liberado com o encerramento da consulta.

“A proposta do programa é disponibilizar atendimento imediato para a população de Pomerode. Em até cinco minutos, quando eu aciono o serviço, eu sou atendido por um profissional de enfermagem que pode desde tirar uma dúvida sobre horário de funcionamento da Unidade de Saúde, até tirar dúvida sobre algum sintoma”, explica o Head de área pública da Topmed.

O Alô Saúde Pomerode já era estudado pela gestão há um tempo. A pandemia trouxe uma nova realidade e o município precisou acompanhar essas mudanças. A telemedicina, com consultas online, por vídeo chamada ou ligação foi um dos caminhados encontrados.

“A Secretaria de Saúde acompanha os números de atendimento do Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Rio do Testo e vimos que boa parte dos casos são ambulatoriais, que não deveriam estar no Pronto Socorro. Isso também foi um indicador de que precisávamos ofertar mais um tipo de serviço. O Alô Saúde Pomerode vai proporcionar a oportunidade da população buscar atendimento do SUS mesmo depois do horário de encerramento das nossas Unidades de Saúde às 16h, e também nos finais de semana”, informa a Secretária de Saúde, Lígia Hoepfner.

Todos os usuários, que tiverem seu cadastro atualizado, podem utilizar o serviço. “Esperamos que com o serviço, consigamos diminuir as filas nas Unidades de Saúde e Hospital com casos ambulatoriais e que no Pronto Socorro sejam atendidos os casos mais graves. Nosso objetivo é que a saúde do nosso município seja cada vez mais eficiente”, destaca o Vice-Prefeito Chico Hass.

O pagamento do serviço será feito pelo número de atendimentos prestados. Através desse investimento, a saúde e a população serão as maiores beneficiadas. “A partir do Alô Saúde, vamos estar mais próximos da população. Vamos dar a ela a oportunidade de um atendimento médico à distância, com agilidade, que pode inclusive salvar uma vida. Pomerode é o primeiro município na região com o serviço e nos orgulha muito sermos pioneiros no segmento. Vamos trabalhando para que o atendimento da saúde seja cada vez melhor”, coloca o Prefeito Ércio Kriek.

O lançamento do Alô Saúde Pomerode aconteceu na tarde de hoje, sexta-feira (14/07), no Salão Nobre da Prefeitura. O evento contou com a presença do Prefeito Ércio Kriek, do Vice-Prefeito Chico Hass, da Secretária de Saúde, Lígia Hoepfner, representantes da Topmed, Secretários Municipais, servidores da SESA, servidores da APIS, representantes do Hospital e Maternidade Rio do Testo e Conselho Municipal de Saúde.