top of page

Prefeitura auxilia no restauro de seis casas enxaimel

Em cinco anos, mais de 65 casas já foram beneficiadas

Preservação da tradição e da herança cultural por meio de vigas de madeira e tijolos perfeitamente encaixados! A Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, está auxiliando a restaurar seis casas enxaimel, construídas entre 1891 e 1929.

A restauração acontece em uma parceria entre o setor de patrimônio histórico e arquitetônico da Prefeitura e os proprietários. O objetivo do auxílio é preservar e conservar as casas, por isso, também é entregue ao proprietário o óleo carbolineum, para ser utilizado nas madeiras expostas, e o óleo mineral, para evitar a proliferação de cupins.


Nos próximos meses, mais casas receberão o auxílio. Em cinco anos, mais de 65 casas já foram beneficiadas. Para o Secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Chico Hass, é essencial esse trabalho conjunto entre a Prefeitura e os moradores.

“Depois de anos vendo as casas se perdendo por má conservação, conseguimos achar uma forma de que o município pudesse ajudar os proprietários, fornecendo material ou mão de obra, para reparos, manutenção ou reformas completas. A chegada do IPHAN também nos trouxe a oportunidade de obter recursos do órgão para essa finalidade. Preservar nossas casas enxaimel é preservar a história do nosso povo”, reforça Chico.


Foto: Divulgação

コメント


bottom of page