Prefeitura adquire vídeo colonoscópio para o HMRT
top of page

Prefeitura adquire vídeo colonoscópio para o HMRT

O colonoscopia teve um custo de R$ 45,9 mil, e foi adquirido com recursos próprios do município.

A Prefeitura de Pomerode, através da Secretaria de Saúde, adquiriu um vídeo colonoscópio para o Hospital e Maternidade Rio do Testo, o equipamento, utilizado para a realização de colonoscopia teve um custo de R$ 45,9 mil, e foi adquirido com recursos próprios do município.

Segundo a Secretária de Saúde Lígia, o objetivo da aquisição é oferecer este serviço aqui em nossa cidade, proporcionando menos transtorno aos pacientes que não precisarão se deslocar a outras cidades. “A partir de agora vamos poder disponibilizar esse exame de medicina preventiva e diagnóstica para a comunidade Pomerodense pelo SUS, considerando que nossos munícipes, acabavam sendo encaminhados para Blumenau para realização deste tipo de procedimento, envolvendo deslocamento e despendendo tempo maior para poder realizar o exame, além de poucas vagas ofertadas em Blumenau para Pomerode”, comentou.


A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto e ao cólon. Este exame auxilia a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. A colonoscopia hoje é tida como um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto.


Foto: Divulgação

bottom of page