Polícia Civil em combate ao tráfico de animais silvestres
top of page

Polícia Civil em combate ao tráfico de animais silvestres


A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a Operação “Bioma” na manhã de segunda-feira, 23 de novembro, para combater crimes contra a fauna. A ação é da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais (DRCA) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).


A operação decorre de investigação sobre grupo criminoso que se dedica ao tráfico de animais silvestres, os quais são retirados indevidamente de seu habitat natural para abastecer e sustentar o comércio ilegal.

Estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisões temporárias expedidos pela Justiça nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, tendo como alvos, em tese, comerciantes irregulares, intermediadores, caçadores, fomentadores do tráfico animal e encarregados de falsificar anilhas e documentação.


As diligências estão ocorrendo simultaneamente em 15 cidades. Em Santa Catarina, nas cidades de Itajaí, Itapema, Penha, Biguaçu, Antônio Carlos, Tijucas, Balneário Camboriú, Joinville, Timbó, Guabiruba e Blumenau.No Estado do Rio Grande do Sul em Arroio Grande e Rio Grande. No Estado de São Paulo em Osasco e em São Paulo.


Já na tarde de segunda-feira, o Bioparque Zoo Pomerode recebeu alguns destes animais apreendidos na operação, pelo Ibama. Ao total foram, dois filhotes de Arara Vermelha, um filhote de Papagaio Verdadeiro, um filhote de Arara Azul e três filhotes de Tucano Toco, que serão integrados, gradativamente, à rotina do zoológico. Os animais receberam alimentação e cuidados médicos veterinários onde passarão por exames clínicos. Os filhotes terão o acompanhamento técnico da equipe técnica do Zoo Pomerode até atingirem a fase adulta. Ao chegarem nessa fase, serão introduzidos aos grupos pertencentes de cada espécie, uma vez que não estão prontos para retorno imediato ao seu habitat natural.


bottom of page