Nugali Chocolates conquista Prêmio Nacional de Inovação

Nugali Chocolates conquista Prêmio Nacional de Inovação

A Nugali Chocolates, de Pomerode, conquistou na noite de terça-feira (08/03) o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A premiação ocorreu em São Paulo, após um rigoroso processo de seleção que começou com mais de 2 mil empresas inscritas. Pesaram a favor da Nugali o desenvolvimento de embalagens que reduziram em 75% o volume de plásticos emitidos e a criação de um tour de fábrica, onde visitantes conhecem em detalhes a produção.

A vitória foi na categoria Inovação em Produtos entre as médias empresas. Nesta Páscoa, a empresa lançou o primeiro ovo de chocolate com embalagem biodegradável do país.

— As embalagens dos tabletes e ovos de Páscoa são de difícil reciclagem, pois são feitas de diferentes polímeros e metalizadas. Decidimos encontrar uma solução sustentável, e foram mais de dois anos testando em nosso laboratório dezenas de materiais de diferentes empresas, até chegarmos a uma embalagem que protegesse o produto e fosse 100% biodegradável — explica o diretor de produção, Ivan Blumenschein.

Além da inovação em chocolates, a empresa transformou cascas de cacau em produto. Elas são vendidas como adubo para jardinagem. Mais de 98% dos resíduos produzidos na fábrica são reciclados, reaproveitados ou compostados, feito que rendeu à empresa o certificado Lixo Zero.

A Nugali nasceu inovando, em 2004. É a marca pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, controlando o processo desde o plantio do cacau até o consumidor final. Ela conquistou lugar no mercado brasileiro de chocolates superpremium, até então ocupado somente por importados. Um histórico de inovação reconhecido nacionalmente:

— A gente sempre fez uma coisa diferente, de uma maneira diferente, e continua fazendo nesses 18 anos. Agradecemos o reconhecimento por ser uma empresa num ramo de alimentos tão tradicional, mas que consegue fazer o produto e o processo terem uma visão inovadora. Obrigado ao time da Nugali — comemorou a diretora comercial da Nugali, Maitê Lang, que representou a empresa no palco da premiação.