Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro
- REDAÇÃO
- há 2 horas
- 2 min de leitura
A decisão da Aneel se baseia na análise das condições hídricas do país

A boa notícia para os consumidores brasileiros é que, a partir de janeiro de 2026, não haverá custos adicionais na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que o mês será marcado pela bandeira tarifária verde, que implica em tarifas sem acréscimos.
A decisão da Aneel se baseia na análise das condições hídricas do país. Apesar de um início de período chuvoso com chuvas abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro apresentaram uma manutenção satisfatória dos níveis dos reservatórios das usinas. Isso significa que, em janeiro, não será necessário acionar as termelétricas em grande quantidade, evitando assim a imposição de custos extras aos consumidores.
Além disso, já neste mês de dezembro, a tarifa sofreu uma redução significativa, passando da bandeira vermelha no patamar 1 para a amarela. Essa mudança resultou em uma economia de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, reduzindo o custo para R$ 1,885.
O Ministério de Minas e Energia afirmou que a escolha pela bandeira verde é um reflexo de um cenário de segurança energética, onde as usinas termelétricas, que geram energia a um custo mais elevado e com impactos ambientais negativos devido ao uso de combustíveis fósseis, não estão sendo acionadas intensivamente. Embora as fontes renováveis, como solar e eólica, tenham aumentado sua participação na matriz energética brasileira, a geração hidrelétrica ainda é fundamental para o sistema elétrico nacional, dependendo diretamente das chuvas nas principais bacias hidrográficas.
Em resumo, a adoção do sistema de bandeiras tarifárias, implementado pela Aneel em 2015, tem como objetivo refletir os custos variáveis de geração de energia elétrica. Quando a bandeira é verde, os consumidores podem respirar aliviados, sabendo que suas contas não apresentarão surpresas desagradáveis. É um alívio bem-vindo para todos que buscam equilibrar as finanças em tempos desafiadores.




