CEIM Crista Siewert é inaugurado em Testo Central

A inauguração do novo Centro de Educação Infantil Municipal Crista Siewert foi realizada na manhã de quinta-feira, 20 de outubro. O ato contou com a presença do prefeito Ércio Kriek, presidente da câmara de vereadores, Márcio Scheidemantel, recém eleito Deputado Federal Rafael Pezenti, Secretário de Educação e Formação Emprendedora Jorge Luiz Bueguer e demais secretários, além do Pastor Ademar da Igreja Luterana, que abriu a cerimônia com uma oração. A inauguração também marca a unificação da extensão Waltrut Siewerdt com o novo Centro, transformando-o no maior CEIM do município.

O projeto iniciou 2016 e em parceria com o Governo Federal, o CEI custou R$ 2.448.002,40, sendo R$ 1.591.778,14 do Governo Federal e R$856.224,26 de recursos próprios do município. “Nós vamos precisar brigar para conseguir o ressarcimento do Governo Federal, pois já pagamos a empreiteira. Tivemos que pedir autorização ao FNDE (Fundo Nacional da Divisão da Educação) para antecipar os recursos. Quantas empresas já faliram por conta da demora do Governo Federal em liberar os recursos, por conta disso adiantamos para terminar a creche o mais rápido possível ”, esclareceu Ércio Kriek durante sua fala.

O novo CEI conta com oito salas para 276 crianças, sendo 180 vagas para crianças de 4 a 5 anos e 96 vagas integrais para alunos de 0 a 3 anos. “Quando eu entrei na prefeitura como vice-prefeito, em 2001, o CEI Rosa Borck era a única instituição municipal de educação infantil. Vinte anos depois, são 10 creches com mais de 1500 crianças atendidas e mesmo assim não é suficiente para atender a demanda da cidade”, ressaltou ainda o Chefe do Executivo.

O Secretário Jorge enfatizou a ótima qualidade do ensino pomerodense. “Temos a melhor educação do Brasil, queremos sempre o melhor para os pequenos, que eles cresçam bem e tenham autonomia própria. A demanda por busca de vagas nas creches é grande, e essa inauguração vai ampliar e atender muitos que por isso esperam,” completa.

Homenagens à Crista Sierwert

O nome do Centro é em homenagem à servidora da educação Crista Siewert que atuou no poder público até seu falecimento, em 2005. A família prestigiou a inauguração e sua mãe Cecília Siewert, recebeu um buquê de flores das mãos da primeira dama Salete Kriek e da atual secretária da Escola Olavo Bilac, onde Crista atuou na mesma função.

A inauguração contou ainda com a presença da Banda Municipal Die Originalen Rega Blaser, e apresentações teatrais e musicais dos alunos da rede.