Brasileiro de Downhill: Pomerode recebeu 270 pilotos e um recorde de público no final de semana

270 pilotos em 14 categorias estiveram na briga pelo título mais importante da temporada

A cidade de Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, recebeu neste fim de semana, 15 e 16 de julho, o Campeonato Brasileiro de Downhill, que reuniu 270 pilotos de nove estados e fora do pais, na briga pelo título mais importante da temporada. A pista localizada no Morro da Turquia serviu como palco de grandes disputas.

Na Elite masculino, a medalha de outro e prata ficaram com os irmãos Vieira. Douglas Vieira marcou 2min40seg673 e levou a medalha de ouro e Roger Vieira, a medalha de prata com 2min41seg948, seguido por Lucas de Borba, bronze com 2min44seg812.

Os irmãos Vieira são naturais de Criciúma, mas moram na Inglaterra a 10 anos onde participam de vários campeonatos europeus, inclusive mundial. Douglas sofreu um grave acidente em 2021, onde fraturou as vértebras C1, C2 e C3. “Foi um acidente muito feio e com certeza me assustou, mas minha cabeça voltou para onde deveria estar e me concentrei na minha recuperação para poder voltar o mais rápido possível. Hoje estou de volta ao Downhill, fazendo o que eu gosto e conquistar o Campeonato Brasileiro foi uma grande motivo para a superação”, declarou Douglas.

Na categoria Elite Feminino, a Capixaba, Nara Faria da Silva pedalou forte e finalizou sua descida com 3min40seg090, tempo suficiente para conquistar a medalha de ouro na categoria Elite feminino. A catarinense, Karina Kosmola conquistou a prata, com 4min11seg165, enquanto Stefanye da Silva, de São Paulo, marcou 6min31seg663 e completou o pódio em terceiro lugar.

Já categoria Juvenil, Competindo em casa, Nicolas Spredemann já demonstrou uma ótima fase ainda no sábado, durante a fase classificatória, onde marcou o melhor tempo e com isso, ganhou o direito de ser o último piloto a largar no domingo, durante a grande final. Na decisão, o atleta não decepcionou a torcida e voltou a fazer um bom tempo, cravando 3min06s615 e faturando o segundo lugar no brasileiro na categoria Junior. O campeão da categoria foi o carioca Caio Vieira com o tempo de 2min59s916 e na terceira colocação, Enzo Biotto Minozzo do Rio Grande do com o tempo de 3min09s797.

Os demais pilotos de Pomerode, tiveram a seguinte classificação.

Categoria Elite:

29º colocado: Pablo Henrique Schumann (3min18s552)

36º colocado: William Michalack (3min48s354)

Categoria Sub-30

19º colocado: Rangel Ittner (3min33s153)

Categoria Master A1

Rafael Mohr não completou a prova, devido a suspensão da bicicleta quebrada no Qualifay no sábado.

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Downhill 2023 foi uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode.

Veja Videos da competição:

Fotos: Ronildo e Rafael Mohr