SAMAE esclarece situação da coleta de resíduos orgânicos
- REDAÇÃO
- há 6 horas
- 2 min de leitura

A Prefeitura Municipal de Pomerode, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), informa que, nos últimos dias, a cidade tem enfrentado atrasos pontuais na coleta de resíduos orgânicos. A situação decorre do encerramento do quantitativo contratado com a empresa terceirizada responsável pelo serviço, que operava por meio de contrato emergencial desde junho de 2024.
A contratação emergencial previa vigência de 12 meses. No entanto, o volume previsto em contrato foi atingido antes do prazo final. Além disso, o SAMAE optou por não aditivar o contrato vigente em função de a empresa terceirizada estar sob investigação da 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR) da Polícia Civil de Santa Catarina, em operação deflagrada ainda em 2024.
Como medida emergencial, foram locados dois caminhões compactadores com capacidade de 15m³ e mobilizada a equipe efetiva do SAMAE para dar continuidade à coleta de resíduos orgânicos e minimizar os transtornos à população. Apesar do esforço, podem ocorrer atrasos pontuais durante o período de transição.
Nova licitação e modernização do serviço
Desde fevereiro de 2025, a Prefeitura de Pomerode e o SAMAE, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), vem estruturando um novo processo licitatório para coleta de resíduos orgânicos, cujo edital já está publicado e tem previsão de abertura das propostas para o dia 21 de maio de 2025.
A nova operação deve ser iniciada nos próximos 45 dias.
A nova contratação visa garantir maior qualidade, segurança jurídica e eficiência operacional na prestação do serviço de coleta de resíduos orgânicos.
A Prefeitura de Pomerode ainda reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade na gestão dos contratos públicos e a qualidade dos serviços prestados à população.