press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

Tudo pronto para o Meeting Verão de Donwhill 2022 em Pomerode

Abertura do Campeonato Catarinense de Downhill, acontece neste final de semana, dias 26 e 27 de fevereiro.

Neste final de semana, bikes irão voar no Morro da Turquia no Meeting Verão 2022, na Abertura do Campeonato Catarinense de Downhill, marcada para os dias 26 e 27 de fevereiro. Segundo os pilotos da equipe Downhill de Pomerode, nesta prática esportiva, o participante deve demonstrar coragem, assim como uma boa técnica e habilidades de pilotagem, a fim de enfrentar raízes de árvores, saltos e outros obstáculos naturais pelo caminho. A velocidade média pode chegar a 70 km/h nas categorias masculinas e 60 km/h nas categorias femininas, variando conforme a pista.

Para esta prova em Pomerode, são esperadas nos dois dias, em torno de 150 pilotos. A programação para o evento em uma das pistas mais completas com aproximadamente 2,2km de descida e considerada uma das melhores do Brasil inicia no sábado, às 9h, com a inscrição dos atletas e treinos. No domingo os pilotos treinam novamente pela manhã às 8h e às 10h, fazem o qualifay, que é o tempo para a classificação na prova. A prova oficial inicia às 14h.


A pista


Os preparativos para o Meeting Verão estão no final. A equipe de pilotos e entusiastas Pomerodenses iniciaram as melhorias na pista no começo do ano, com novas rampas, pontes e o mato foi roçado em toda a pista. Também foi feito no final de semana a parte nova de chegada dentro do parque de eventos para mais visualização e acomodação do público.

A prefeitura, através da secretaria de obras forneceu o macadame, material e maquina para fazer parte final de pista e também fazer a roçada e a manutenção da estrada que leva ao topo do morro da Turquia onde está localizada a largada da pista.

A modalidade


Esta modalidade do ciclismo consiste numa descida de montanha, Downhill ou simplesmente a sigla DH. Esta modalidade é uma das mais emocionantes e espetaculares do mountain bike. A competição exige que o piloto vá ao limite da habilidade técnica e condição física morro abaixo com sua bicicleta.


Formato de prova


Um das grandes virtudes do Downhill é seu fácil entendimento. Pois vence aquele ciclista que descer a morro com o menor tempo, ou seja, o mais rápido, por uma pista demarcada. As descidas são individuais, com intervalo entre 30 segundos até 2 minutos entre os competidores, de acordo com cada circuito.

A ordem da descida é determinada pela tomada de tempo (treino cronometrado e/ou descida classificatória) ou pela classificação geral no campeonato, onde o mais lento é o primeiro a largar e o mais rápido, o último a sair.


Força para o turismo


Na opinião da equipe, o Downhill contribui positivamente para a cidade, colocando-a como referência no assunto. Em outras épocas do ano, Pomerode também sedia etapas. “Além de aumentar o turismo, nossos cidadãos se interessam pelo esporte, principalmente os mais jovens. As pessoas percebem o ambiente familiar e saudável e passam a gostar do esporte e das competições”, observa o coordenador da equipe Ronildo Mohr.


Nos últimos anos foram realizadas outras provas com o intuito de colocar a cidade ainda mais na rota do esporte sobre duas rodas.


Esse ano haverá a presença do Food Truck Cachorrão, que estará servindo Buffet de Cachorro Quente e também haverá serviço de bar.


A equipe de Donwhill convida toda a comunidade para prestigiarem o evento e conhecerem o que é Downhill. O local será no estacionamento nos fundos do Pavilhão de Eventos.


Foto: Arquivo/JC