Setor de serviços cresce pelo quinto mês consecutivo em Santa Catarina
top of page

Setor de serviços cresce pelo quinto mês consecutivo em Santa Catarina


Santa Catarina registrou no mês de setembro o oitavo maior crescimento do país no volume do setor de serviços, com alta de 4,9% em comparação com agosto, mês no qual já havia crescido (3,4%), na série com ajuste sazonal. O Estado ficou atrás do Amazonas (5,4%), Alagoas (6,1%), Pará (6,5%), Rio Grande do Norte (6,7%), Roraima (8,4%), Mato Grosso do Sul (9,1)% e Piauí (11,9%), e acima da média nacional, que foi de 1,8%. Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira, 12, na Pesquisa Mensal do Serviço (PMS), divulgada pelo IBGE.

Na comparação com setembro de 2019, Santa Catarina apresentou o único resultado positivo entre os 12 maiores estados produtores de serviços do país, liderando com crescimento de 3,7%. Quando comparado com todos os estados brasileiros, o Estado apresentou o quarto melhor resultado.


Os destaques para as maiores contribuições positivas, entre as cinco atividades pesquisadas, se comparado setembro deste ano com o mesmo período de 2019, foram: serviços profissionais, administrativos e complementares (25,8%), outros serviços (8,5%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,7%). Os serviços prestados às famílias, no entanto, retraíram 22,9%, nesta comparação.


 “Os números de setembro confirmam que todo o processo de retomada vem trazendo resultados positivos. Santa Catarina expandiu mais que Paraná (+2,6%) e Rio Grande do Sul (+4,0%), quando se trata do segmento de serviços. Mas, sabemos que o setor no Estado está sendo o mais impactado pela pandemia. Sigamos confiantes no crescimento catarinense”, pontua a diretora de empreendedorismo e competitividade, Aline Ghisi.


Atividade turística


O índice de atividade turística no país cresceu 11,5%, frente a agosto, quinta taxa positiva seguida, período em que acumulou ganho de 88,8%. Santa Catarina apontou um crescimento de 17,9% em relação ao mês anterior (17%). Foi a segunda alta consecutiva e a quarta desde maio.

bottom of page