press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

Rota do Enxaimel em Pomerode é selecionada pela ONU entre as melhores do mundo

A Rota do Enxaimel de Pomerode, foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo.


O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 2, em Madri, Espanha e contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o representante da Associação Rota do Enxaimel, Albert Sabin, e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

Mais de 170 destinos de 75 países inscreveram-se. Só 41 foram selecionados — o roteiro catarinense é o único representante do Brasil. Para integrar o seleto grupo, a Rota do Enxaimel precisou demonstrar que está alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre os quais promover a igualdade de gênero, a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho decentes.


A cerimônia na Espanha ocorreu durante a assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, agência da ONU focada no desenvolvimento da atividade.

Rota do Enxaimel


A comunidade da Rota do Enxaimel envolve cerca de 3 mil moradores de Pomerode, no bairro Testo Alto. Ali está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha. São 50 num percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.


A comunidade também preserva história e costumes em dois clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, em uma escola bilíngue (português-alemão) fundada há 150 anos, nas delícias da culinária típica e nas belezas do artesanato.

Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com incontáveis nascentes de água, ribeirões e cachoeiras. É um exemplo de destino que harmoniza atividades econômicas como turismo, agricultura e indústria à preservação dos recursos naturais e das características genuínas da localidade.


A candidatura vitoriosa de Pomerode destacou a presença de mulheres na liderança de negócios instalados na vila. Também contribuíram a redução do êxodo rural como reflexo do desenvolvimento das atividades turísticas, parcerias público-privadas na promoção do turismo local, a segurança da região e a estrutura de visitação, com informações detalhadas para guiar o turista.


Fotos: Divulgação