top of page

Previsão de tempo indica volumes altos de chuva entre sexta-feira e domingo

É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações.

Entre a sexta-feira, 6, e o domingo, 8, as instabilidades voltam a ganhar força em Santa Catarina, com chuva mais persistente no fim de semana e com acumulados elevados acima de 100 mm. Nesse período, há risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos.

Por conta dos altos volumes de chuva previstos combinados ao solo encharcado e os níveis dos rios mais elevados, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais.


Entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado, também há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.


A previsão é da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram. O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado. São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.


É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.


Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina


Contatos:

(48) 3664-7017 – COMAL (Coordenadoria de Monitoramento e Alertas)

(48) 3665-5008/5007 – CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina)


Foto: Ricardo Trida / Secom



Comentarios


bottom of page