top of page

Prefeitura, CIMVI e SEBRAE promovem capacitações para artesãos de Pomerode

O objetivo do programa é desenvolver os artesãos da melhor forma possível

A Prefeitura de Pomerode, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e SEBRAE, promovem capacitações para artesãos da cidade mais alemã do Brasil.

O objetivo do programa é desenvolver os artesãos da melhor forma possível. As capacitações são divididas em três fases: a primeira é a seleção, são escolhidos 15 artesãos, mas todos participam das palestras e atividades práticas; a segunda etapa é a fase de aprendizado do artesão, são 14 oficinas coletivas, além das oito consultorias individuais; a terceira etapa é o desenvolvimento de uma linha única de produtos e lançar ao mercado, com a identidade de Pomerode ou do Vale Europeu.


Para uma das consultoras prestadoras de servido para o SEBRAE, Michele Laforga, o programa também visa aprimorar a autonomia do artesão. “A questão não é criar para ele, a intenção é criar com ele e passar toda a metodologia para que eles consigam levar para frente o que aprenderam no programa”, completa.


Outro quesito trabalhado é a própria cultura do artesão. “Ele deve começar a olha a sua própria cultura como fonte de inspiração para outros produtos. O artesão também deve avaliar o que os turistas mais levam de lembrancinhas”, complementa outra consultora do SEBRAE, Bárbara Wagner.

O Secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Chico Hass, enaltece o programa que existe desde 2000 e que é importante para engrandecer o artesanato da cidade. “Junto ao CIMVI, pudemos impulsionar a capacitação para os artesãos em 2021, e essa qualificação aumenta o artesanato, assim como fortalece a nossa cultura”, completa o Secretário.


Foto: DIvulgação


Comments


bottom of page