Prefeitos e vereadores unidos para controlar o avanço da pandemia na região

Prefeitos e vereadores unidos para controlar o avanço da pandemia na região

Prefeitos e vereadores, Ammvi e o Cisamvi apresentaram o cenário da pandemia nas últimas semanas e alternativas de medidas para diminuir a circulação de pessoas, a fim de evitar outro período de ainda maior contaminação.

Em reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (1º), entre prefeitos e vereadores, a Associação dos Municípios do Médio

Vale do Itajaí (Ammvi) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi) apresentaram o cenário da pandemia nas últimas semanas e alternativas de medidas para diminuir a circulação de pessoas, a fim de evitar outro período de ainda maior contaminação.

Presidente da Ammvi e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, enfatizou que este encontro entre Executivo e Legislativo municipais objetiva contar com o apoio das lideranças na sensibilização da população para seguir as medidas de prevenção da pandemia do novo coronavírus já amplamente divulgadas pelo poder público. “Os vereadores são cobrados pela comunidade tanto quanto nós, prefeitos, e também são grandes líderes que podem contribuir para a conscientização da população, levando adiante esclarecimentos e auxiliando nas medidas protetivas”, reforça o presidente da Ammvi.

Conforme o médico infectologista Ricardo Freitas, é imprescindível diminuir a circulação de pessoas, proibir aglomerações, investir no aumento de leitos de terapia intensiva e vacinação da população. Para o presidente da Ammvi, todos estes tópicos já estão sendo perseguidos pelos prefeitos. “Os últimos decretos do Estado colaboram com estes objetivos, além das várias reivindicações por leitos já feitas pelos prefeitos e, mais recentemente, o início das negociações por vacinas”, acrescenta Wan-Dall.

Durante a reunião, o presidente da Ammvi explicou também sobre a manifestação de interesse dos prefeitos para aquisição de doses da vacina contra a Covid-19. Segundo ele, o Cisamvi já iniciou sondagem de possibilidades de compra no mercado, levantamento de quantitativo dos municípios e reuniões para avaliar legalidade e critérios sanitários. Para o prefeito de Gaspar, o assunto vai ser tratado com cuidado, cautela e de acordo com a legislação.

Outro tema tratado na reunião entre prefeitos e vereadores foi a respeito dos grupos prioritários da vacinação. Os prefeitos explicaram que este critério de distribuição é feito pelo governo federal pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e os municípios não têm gerência e autonomia para mudar o perfil dos públicos.

Os vereadores e presidentes das Câmaras Municipais manifestaram apoio aos Executivos para as medidas de enfrentamento à pandemia e também aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas e apresentar pleitos. Novos encontros para alinhamento e informação quanto ao cenário da pandemia devem ser agendados nas próximas semanas.

Wan-Dall explica que o maior desafio neste momento é encontrar o equilíbrio para manter a economia girando com a proteção à saúde da população. “Estamos em um momento difícil, a cada novo dia enfrentando novos desafios e tentando ajustar as ações de acordo com a evolução da pandemia. Precisamos nos unir e estes encontros com lideranças políticas e empresariais nos impulsionam a seguir em frente, pois a população é quem merece toda nossa atenção e cuidado”, finaliza o presidente da Ammvi.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Pomerode