press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

Pomerode representará Santa Catarina em Prêmio Nacional de Educação

O projeto que levou eles à final, foi o Broto de Papel, da Ecopapelaria criado em 2018

A Escola Básica Municipal Duque de Caxias é única representante de Santa Catarina dentre os 50 finalistas do Prêmio Educação Empreendedora do SEBRAE, que acontece em São Paulo na próxima quinta-feira (12/05). A premiação ocorre durante o Evento BettEducar de 10 a 13 de maio no Transamerica Expo Center.

O projeto que levou eles à final, foi o Broto de Papel, da Ecopapelaria criado em 2018 e que desde lá, vem se destacando dentro e fora do ambiente escolar. O projeto tem o objetivo de promover a sustentabilidade e o empreendedorismo, ao mesmo tempo. Coordenado pela Professora de Ciências da escola, Daiane Luchetta Rochi, o projeto nasceu a partir de uma bolinha de papel amassada na lixeira. “Os alunos tiveram a idéia de chamar a iniciativa de Broto de Papel, trazendo a idéia que o papel amassado poderia se tornar algo novo, envolvendo o conceito dos “três R’s” (reduzir, reutilizar e reciclar)’, explica a professora.


O material é coletado em pontos nas salas de aula, que posteriormente, são reciclados por eles e em seguida, vem o processo de confecção dos produtos. As peças feitas são vendidas e os recursos arrecadados são todos voltados para melhorias da escola.

A professora explica que os alunos que participam do projeto vão à escola no contra turno para confeccionar marca páginas, blocos de anotações, além de criarem, cartões para datas comemorativas. “Em 2018, os alunos fizeram um logotipo para o projeto, isso me fez enxergar o quanto esses jovens tinham criatividade para elaborar algo muito especial no sentido de sustentabilidade e desde lá o projeto foi crescendo. Mas essa ação vai muito mais além das indicações e premiações, mostra a importância da sustentabilidade para aqueles que serão o nosso futuro”, comenta Daiane.


O Prêmio


Esta será a segunda edição do prêmio, promovido pela SABRAE, com o objetivo de reconhecer as melhores praticas de empreendedorismo educacional no Brasil. O Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora abarca projetos de instituições públicas e privadas em cinco categorias: Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior. A premiação consiste em três etapas; a estadual; finalistas nacionais e vencedores nacionais.


O evento


A Bett Brasil oferecerá aos participantes atividades gratuitas que serão apresentadas durante os 4 dias de programação, com conteúdos de alta relevância e soluções inovadoras para o setor educacional direcionado à educadores e gestores escolares.

O Secretário de Educação e Formação Empreendedora, Jorge Luiz Buguer, participará do evento através da UNDIME/SC, e enfatiza que esta é uma ótima oportunidade para trocar experiências com outros gestores. “É o maior evento da categoria no Brasil, aonde milhares de gestores vão até lá para buscar soluções para melhorar a qualidade do ensino em suas cidades. É uma oportunidade única para troca de experiências, além podermos nos atualizar com todas as novidades e recursos voltados à educação”, enalteceu.


Foto: Divulgação