Pomerode participará de estudo que visa detectar pacientes assintomáticos da COVID-19
top of page

Pomerode participará de estudo que visa detectar pacientes assintomáticos da COVID-19


A Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria de Saúde vem desde o início da pandemia da Covid-19 empenhando-se em desenvolver mecanismos para o combate ao vírus e preservar a saúde dos munícipes. Mais uma importante medida neste sentido está sendo tomada: a realização do Projeto de Testagem Coronavírus.

\r\n

Trata-se de uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e municípios da região do Médio Vale do Itajaí, por meio da qual será desenvolvida testagem rápida para a detecção do vírus causador da Covid-19, entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2020. A pesquisa visa detectar pacientes assintomáticos em todas as localidades da cidade, a fim de verificar a velocidade de alastramento do novo coronavírus.

\r\n

O estudo consiste na realização de 400 testes rápidos de detecção do vírus, os quais serão aplicados em pessoas residentes em Pomerode. A testagem será realizada seguindo as orientações previamente definidas pela equipe de professores da UFFS, que inclui o sorteio dos domicílios participantes da pesquisa. As residências sorteadas para participarem da pesquisa receberão contato telefônico a partir do dia 03 de dezembro, momento no qual a família poderá definir a pessoa (apenas 1 por domicílio) que voluntariamente participará da pesquisa, para realizar o agendamento do teste.

\r\n

Os testes serão executados por profissionais da Secretaria de Saúde de Pomerode e ocorrerão no Pavilhão Municipal de Eventos. A pessoa que participar deverá apresentar-se no horário agendado, munido de documento de identificação pessoal e Cartão Nacional de Saúde.

bottom of page