top of page

Natal de Pomerode ilumina Santa Catarina com tradição alemã e muitas atrações festivas

Uma extensa programação está prevista até o dia 23 de dezembro, sempre de quinta a domingo

Pomerode e toda sua tradição alemã estão preparados para encantar moradores e visitantes durante a temporada natalina. A “Weihnachtsfest – Natal de Pomerode” promete uma intensa programação repleta de atividades para todas as idades, destacando-se como um destino imperdível para vivenciar a magia desta data em meio ao clima germânico.


O lançamento está previsto para esta quinta-feira (23/11), com abertura da Feira de Natal e da Praça de Alimentação do Centro Cultural, a partir das 11h, show de voz e violão com Gian Puppo, às 15h, e a tão esperada chegada do Papai Noel, às 19h, com o acendimento das luzes de natal e da Rua Coberta.


Nesta festa de abertura, também haverá apresentação da Orquestra de Cordas de Pomerode, coral PommerSanger e show de pop e rock com Drei Donnas, às 20h. A partir desta data, sempre de quinta a domingo, a Casa do Papai Noel também estará de portas abertas para os visitantes, entre 16h e 21h.


Até o dia 23 de dezembro, o município estará pulsando com energia festiva natalina. “O nosso Natal é sempre muito bonito, solidário, agradável, repleto de atrativos e num clima mágico. Temos certeza que este será mais um ano em que os moradores de Pomerode e região, além de muitos turistas, aproveitarão a magia desta época com muito amor”, diz o prefeito em exercício Chico Hass.

Conheça algumas das atrações da Weihnachtsfest – Natal de Pomerode

Casa da Oma:

Os entusiastas da culinária e do artesanato terão a oportunidade de participar de oficinas dedicadas à decoração das tradicionais bolachas alemãs, e ao artesanato natalino. A experiência proporcionará aos participantes uma imersão nas técnicas que fazem parte tanto do patrimônio gastronômico da região, como da cultura de Natal. Nas oficinas serão confeccionados artesanatos em madeira, além das bolachas alemãs. As crianças irão adorar essa iniciativa e poderão colocar literalmente a mão na massa. As oficinas serão gratuitas.

Chegada do Papai Noel:

A tão esperada chegada do Papai Noel não poderia faltar. Crianças e adultos poderão testemunhar o momento mágico em que o bom velhinho desembarca em Pomerode, trazendo consigo a alegria e a magia natalina. Junto com o Papai Noel, serão acendidas as luzes do Centro Cultural, bem como da Rua Coberta em frente ao espaço onde a festa ocorre.

Advento de Natal:

A tradição do Advento será celebrada com eventos especiais nos dias 03,10 e 17 de dezembro, marcando a contagem regressiva para a chegada do Natal. Momentos de reflexão e espiritualidade estarão presentes nesse período de preparação para a festividade cristã.

Shows musicais e de dança:

A programação cultural será enriquecida com apresentações de shows musicais, culturais e dança, destacando talentos locais e proporcionando entretenimento de alta qualidade.

Festival da Canção:

Será a estreia da cidade neste quesito, com a primeira edição do Festival da Canção de Pomerode. Participantes de todo o Brasil podem se inscrever no evento que consagrará os melhores cantores em quatro diferentes categorias.

Desfile de Lanternas:

O tradicional desfile, com as lanternas confeccionadas pelos alunos das escolas municipais de Pomerode, será realizado em duas oportunidades: nos dias 03 e 10 de dezembro. A antiga lenda conta que os alemães colocavam lanternas nas janelas de casa, na véspera de Natal, para iluminar o caminho dos mineiros que seguiam para o trabalho. O desfile inicia na Rua XV de Novembro e segue até o Centro Cultural, passando pela Rua Pedro Zimmermann e também pela Rua Coberta.

Oficina do Papai Noel e Amade:

Este ano a casa do Papai Noel vai se transformar na Oficina do Papai Noel e Amade (Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira de Pomerode). Com a presença de um torno na oficina, para produção de peças em tempo real, o espaço vai trazer uma infinidade de presentes feitos em madeira. O objetivo é levar os visitantes e crianças para uma verdadeira experiência na fábrica do Papai Noel, com peças artesanais, transformando a visita em algo lúdico e divertido. A Amade nasceu através da única escola de tornearia em madeira do país localizada no Centro Cultural de Pomerode.

Tradição alemã em cada detalhe:

A cidade de Pomerode se orgulha de suas raízes alemãs e essa identidade estará presente em cada detalhe do Natal. Desde a decoração até as atividades programadas, os visitantes poderão vivenciar a autenticidade e a calorosa hospitalidade da cultura germânica.

Programação do dia da abertura – 23 de novembro

11h – Abertura da Feira de Natal, Praça de Alimentação

15h – Gian Puppo (Voz e Violão) @gianpuppo

19h – Chegada do Papai Noel e acendimento das luzes

– Orquestra de Cordas de Pomerode

– Coral PommerSanger

20h – Drei Donnas (Pop e Rock) @dreidonnas

Oficina do Papai Noel e Amade– sempre de 16h às 21h

24 de novembro (sexta-feira)

11h – Abertura da Feira de Natal, Praça de Alimentação

13h – Som ambiente

15h – Sonatt

18h – Escola de bandoneon

20h – Canon Produções e Eventos (Clássicos Internacionais)

Oficina do Papai Noel e Amade – sempre de 16h às 21h

Teatro Municipal – 19h30min – Ballet Cultura – No fundo do mar

25 de novembro (sábado)

11h – Abertura da Feira de Natal, Praça de Alimentação

14h – Banda Típica Alemã

17h – Apresentação Cultural

18h – Canon Produções e Eventos (Clássicos de todos os tempos)

Oficina do Papai Noel e Amade – 16h às 21h

Teatro Municipal – 19h30min – Ballet Cultura – No fundo do mar

26 de novembro (domingo)

11h – Abertura da Feira de Natal, Praça de Alimentação

13h – Banda Típica Alemã

16h – Pecki Sanfoneiro e Forró Cajú (Forró)

19h – Banda Princípio Ativo (Pop e Rock)

Oficina do Papai Noel e Amade – 16h às 21h

Fotos: Daniel Zimmerman


bottom of page