top of page

Livro "Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil" celebra os 200 anos da imigração alemã

A obra, reúne imagens e informações sobre a herança cultural preservada na cidade

Lançado nesta quarta-feira, 10 de julho, o livro “Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil” celebra os 200 anos da imigração alemã com imagens exclusivas, captadas pelo fotógrafo Ingo Penz. Foram mais de cinco mil cliques para escolher as 220 fotografias que compõem a obra. Assim como as imagens do cotidiano, a edição bilingue (português e alemão) destaca as tradições e os costumes que se mantêm vivos e pulsantes em Pomerode.


“As fotografias tornam os momentos eternos, especialmente quando impressas. Com esta obra, eternizamos o modo de vida preservado em Pomerode, que torna a cidade tão especial”, comentou Penz no evento de lançamento, realizado no hall do Teatro Municipal de Pomerode.

Wanderlei Pedrini, idealizador da publicação, explica que o livro foi escrito para eternizar nos olhos e no coração de todos como é e como está Pomerode após dois séculos desde o início da imigração alemã. “E também ressaltar as profundas influências da tradição germânica que a cidade conserva até hoje. Pomerode é diferente e o livro mostra isso”, destaca.

O lançamento reuniu autoridades civis e militares de Pomerode e região, empresários, fotógrafos, historiadores, trade turístico, associações comerciais e convidados.

“Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil” tem 130 páginas e está dividido em seis capítulos: Nossa Gente; Festa e Eventos; Rota Enxaimel; Culinária e Sabores; Natureza e Encantos Naturais e Experiências Turísticas. Cada um deles traz fotos e um breve histórico, destacando o jeito pomerodense de trabalhar, educar os filhos, estudar, cantar, dançar, cozinhar, cuidar dos seus jardins, se comunicar, se vestir e receber visitas, tudo com costumes únicos que remetem à Alemanha e seus antepassados. Com capa dura e acabamento em estampagem a quente (hotstamping), a edição é um convite a moradores e visitantes que desejam conhecer mais sobre a rica herança cultural do município. A obra está à venda na livraria da cidade e em outros 17 pontos turísticos, por R$ 129,00.

Quem são os autores


Ingo Penz é natural de Jaraguá do Sul e conheceu sua primeira máquina fotográfica em 1967 (uma Rolleiflex - 6x6), por meio do tio, Germano Grützmacher, também fotógrafo. Nos anos 1970, foi chefe do departamento fotográfico do Jornal de Santa Catarina e cinegrafista da antiga TV Coligadas (hoje NSC TV), com imagens veiculadas na Rede Globo e BBC de Londres. Com grande interesse pela germanidade, em junho de 2011, lançou o livro “Presença da Imigração Alemã em Santa Catarina”. Em 2008, os costumes dos imigrantes pomeranos que vivem em Santa Catarina e no Espírito Santo foram tema da terceira exposição internacional de Penz: "Os Land os Lüür" (Nossa Terra Nossa Gente), apresentada em Córdoba, na Argentina. Também foi Penz que ajudou a criar os dois primeiros veículos de irreverência presentes nos desfiles da Oktoberfest de Blumenau: a Bierfahrrad, a primeira bicicleta da cerveja da região do Vale do Itajaí, junto com Horácio Braun, e a Choppmotorrad, moto equipada com um barril de chope com a qual ele distribui a bebida pelas ruas durante a festa de outubro. 

Wanderlei Pedrini, empresário natural de Pomerode, é o idealizador da obra e lançou, em julho de 2023, o livro “Pomerode: a pujança e prosperidade”, com o objetivo de promover um formato diferenciado de divulgação do município, que agora tem sequência com o lançamento do livro “Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil”.


Fotos: Divulgação

Comments


bottom of page