Carnês estarão disponíveis a partir do próximo dia 15/02
A Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Gestão Administrativa e Fazendária (SEGAF), informa que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 estarão disponíveis a partir da próxima quinta-feira (15/02).
O carnê pode ser acessado por meio do site da Prefeitura de Pomerode, no serviço “emissão de guias de IPTU” (https://pomerode.atende.net/autoatendimento/servicos/guias-de-iptu). Ali, existem todas as orientações para o cidadão poder emitir sua guia de pagamento.
A emissão online é prática e busca facilidade. “Os contribuintes podem emitir no computador ou celular, basta ter acesso a Internet. Com isso, não é necessário o deslocamento, trazendo mais praticidade”, reforça o Secretário de Gestão Administrativa e Fazendária, Genrado Riemer.
Para 2024, o reajuste aplicado sobre a UFM foi de 4,62% de acordo com a inflação acumulada do ano anterior, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme prevê o Código Tributário Municipal.
O valor esperado de arrecadação é de R$ 9,1 milhões. “Por meio da arrecadação desse tributo que podemos investir em infraestrutura, saúde, educação e outras áreas essenciais para o bem-estar da nossa comunidade. O IPTU não é apenas uma obrigação fiscal, mas sim um investimento coletivo no futuro da nossa cidade”, explica o Prefeito Ércio Kriek.
“Cada contribuinte que paga seu imposto está contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida em Pomerode, garantindo serviços públicos de qualidade e promovendo o crescimento econômico e social do nosso município. Portanto, reforço a importância de todos os cidadãos estarem em dia com o pagamento do IPTU”, completa o Vice-Prefeito Chico Hass.
Confira os vencimentos:
1ª parcela e/ou pagamento à vista com 10% de desconto: 15/03/2024
2ª parcela: 15/05/2024
3ª parcela: 15/07/2024
4ª parcela: 16/09/2024
5ª parcela: 18/11/2024
Pontos Físicos de Entrega de Carnês:
Para quem optar pelo carnê impresso, estarão disponíveis três locais, em pontos diferentes da cidade, para emissão.
Confira quais são:
Pavilhão de Eventos (Casa do Café):
Data: 19/02 a 15/03/2024
Horário: 8h às 12h – 13h às 18h
Endereço: Av. 21 de Janeiro, 2700 – Centro
Clube Esportivo, Recreativo e Cultural Primavera:
Data: 19/02 a 23/02/2024
Horário: 8h às 12h – 13h às 18h
Endereço: R. Presidente Costa e Silva, 2100 – Rega
Praça do Cidadão:
Data: A partir do dia 15/02
Horário: 7h30 às 11h30 – 13h às 17h
Endereço: Prefeitura de Pomerode - R. XV de Novembro, 525 – Centro
DTE (Domicílio Tributário Eletrônico) será implantado aos contribuintes do IPTU
Em breve estará disponível o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) aos proprietários e possuidores a qualquer título de imóveis em Pomerode, ou seja, contribuintes de IPTU.
Para utilização da nova ferramenta, inicialmente será necessário um recadastramento dos dados pessoais do contribuinte, principalmente o endereço de e-mail, que será o principal meio de comunicação a ser utilizado entre o Fisco e o contribuinte.
Visando maior agilidade e eficiência, a Prefeitura solicita que juntamente com as entregas de IPTU nos locais e datas acima citados, os contribuintes informem o endereço de e-mail para receberem as notificações futuramente. Caso o cadastro não tenha esse dado, o contribuinte deixará de ter conhecimento do andamento de suas questões tributárias junto ao Município.
O DTE é uma ferramenta que será utilizada para comunicar o contribuinte de suas obrigações tributárias, tais como avisos de lançamentos e notificações de débitos, bem como autuações, intimações e avisos em geral, com funcionalidades semelhantes à ferramenta E-CAC utilizada pela Receita Federal.
Aos contribuintes que emitirem o carnê de forma online, deverá fazer sua atualização por meio do serviço chamado “Solicitação de Atualização Cadastral” no Portal do Cidadão, conforme link: https://pomerode.atende.net/autoatendimento/servicos/solicitacao-de-atualizacao-cadastral
É importante que os contribuintes mantenham seus dados de e-mail junto à Prefeitura de Pomerode sempre atualizados, visto que além dos avisos na própria ferramenta DTE, as notificações também serão enviadas no e-mail cadastrado do contribuinte.
Commenti