press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

Faltam 8 dias para o 14ª Transcatarina e pomerodense está confirmado

Serão cerca de 800 quilômetros de Fraiburgo a Jaraguá do Sul, nos quais a representante de Pomerode desafiará trilhas com os mais diversos tipos de obstáculos.


Entre os dias 05 e 09 de julho, Santa Catarina estará em destaque no automobilismo nacional, com o Transcatarina que, neste ano, alcança a 14ª edição. São cerca de 700 pessoas – entre inscritos e staff –, vindas de diversas regiões do Brasil.

Com largada de Fraiburgo, serão percorridos cerca de 800 quilômetros, com destino a Jaraguá do Sul. As outras cidades anfitriãs são Canoinhas e São Bento do Sul, levando os participantes em uma incrível viagem pelas trilhas do Vale dos Imigrantes, Vale do Contestado (Planalto Norte) e Vale dos Príncipes.

O grid já conta com 235 veículos inscritos (com os carros de apoio são 300). As inscrições seguem abertas pelo site www.transcatarina.com.br, e as categorias disponíveis são de Rally de Regularidade (Master, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e Passeio (Passeio Radical 1, 2 e 3, Passeio Expedition e Adventure 1, 2 e 3).

Até o momento, são 14 estados e 114 municípios representados, e entre eles está Pomerode (SC), com Rafael José Jaques, inscrito na Passeio Radical 1. A categoria está com um roteiro bem diversificado para a 14ª edição, com trilhas de mata nativa, reflorestamentos, fazendas, serras, travessias de rios, além de deslocamentos por localidades de interior que são muito bonitas e cheia de histórias, com traços evidentes da colonização europeia no norte de Santa Catarina.

Inscrições seguem abertas

A organização do Transcatarina alerta que, para quem deseja participar do evento, ainda dá tempo. As inscrições seguem abertas e restam vagas em algumas das categorias. “Para quem ainda está indeciso ou conseguiu tirar umas férias de última hora, fale conosco que encontraremos a categoria perfeita para o participante”, convida o presidente do Caçador Jeep Clube, Bruno Gatti, entidade organizadora do Transcatarina. “A família Transcatarina é muito grande, recebemos diversos perfis de off-roaders. A experiência que proporcionamos com as nossas aventuras são ímpares, além da confraternização e clima de amizade. Todos os nossos coordenadores capricham nos levantamentos do roteiro, tudo pensando no que os inscritos gostariam de encontrar aqui”, completa.

Além das inúmeras aventuras vividas, o Transcatarina ainda tem o lado social – bastante valorizado e bastante aguardado pelas cidades por onde passa. A cada inscrição, os participantes doam 40 quilos de alimentos não perecíveis, que são distribuídos às entidades beneficentes indicadas pelas prefeituras que apoiam o evento. A média é de 12 toneladas arrecadadas.

Para agigantar ainda mais o Transcatarina, em 2021 foi criado o Rally da Inclusão – destinado às crianças e adultos portadores de algum topo de deficiência intelectual. No domingo que antecede a abertura do encontro, é realizado um passeio off-road com de aproximadamente 60 quilômetros pela região de Fraiburgo. “Os próprios participantes do evento são voluntários nessa ação que, no ano passado, fez a felicidade de 40 alunos da AMA Fraiburgo e APAE Fraiburgo. Agora, repetiremos essa ação que encheu os nossos corações de orgulho e alegria”, encerra Gatti.