top of page

Evento marca a abertura do ano letivo com profissionais da educação

As aulas retornam no dia 2 de fevereiro

Nessa terça-feira (24/01), a manhã contou com uma programação muito especial para a Educação de Pomerode. Isso porque o Teatro Municipal recebeu todos os servidores das unidades escolares da cidade para marcar a abertura do ano letivo.

Segundo o Secretário de Educação e Formação Empreendedora, Jorge Luiz Buerger, o encontro tem como objetivo destacar o que a Educação da cidade tem de melhor, relembrar o que já foi feito até o momento e analisar os desafios para 2023.

Além dos servidores, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Pomerode (Sintasp) participaram do evento. Para Jorge, a presença das autoridades reflete a importância da parceria mantida durante esses anos. “Não fazemos Educação sozinhos, precisamos dos outros órgãos, principalmente os de tomada de decisão e os que fazem a fiscalização como o Ministério Público, que é um olhar bem assertivo para que nenhuma criança tenha seu direito violado”, destaca.

O prefeito ÉrcioKriek utilizou da palavra para abordar as vivências na área da educação. “Nós nunca tivemos o teatro tão cheio, é a primeira vez que reunimos todos e isso é muito importante, já que todos somos um. Tenho certeza de que precisamos muito da participação de todos vocês. (...) Eu espero que todos consigamos exercitar a empatia, porque com isso é mais fácil aprender a conviver”, expôs.



Durante a fala da presidente do Sintasp, EvanirPfleger, foram destacadas as principais conquistas do sindicato durante o ano de 2022, além de pedidos já solicitados e que ainda estão em processo. “Agradeço especialmente aos servidores que sempre que necessário estão junto ao sindicato na luta pelos nossos direitos. Para 2023, vamos buscar melhorias para todos.”

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Pomerode, Marco Aurélio Desessards, filho de professores, salientou a proximidade que tem com a profissão e pediu a todos os presentes que nunca esqueçam da importância que têm na formação das pessoas. “A cidade recebeu o prêmio de melhor educação do país e vocês [servidores] são os verdadeiros protagonistas dessa história. Desejo a todos um bom recomeço de ano e contem com a Câmara Municipal de Pomerode”, afirmou.

Representando o Judiciário, a doutora Rejane Gularte Queiroz Beilner, promotora de Justiça da 1ª Comarca de Pomerode, admitiu estar feliz em poder presenciar mais uma abertura de ano escolar. Além disso, alertou para um assunto muito importante. “Como disse o secretário, o aluno não é responsabilidade apenas do professor em sala de aula, ele é responsabilidade do servente, do merendeiro, da direção, da orientação escolar, das psicólogas escolares e por aí vai. Todos têm responsabilidade pelo bem-estar, conquistas e aprendizados de cada um dos alunos que compõe essa rede municipal.”

O vice-prefeito Chico Hass também esteve presente e conversou com os servidores. “Nós precisamos dialogar e dividir, e é dentro das escolas que mais precisamos disso. Acredito que todos os funcionários precisam ter ciência dos problemas para resolvê-los. Nós, do Executivo, temos um olhar extremamente voltado para vocês com preocupação de darmos melhores condições de vida, melhor salário e melhor estrutura em todos os sentidos.” Após a conversa, os servidores puderam acompanhar uma palestra sobre escuta especializada. “Abordamos como o profissional dentro da escola está preparado para algum depoimento que alguma criança ou adolescente possa vir a fazer e quais os encaminhamentos necessários”, explicou Jorge.

Retorno às aulas

De acordo com o secretário, as aulas retornam no dia 2 de fevereiro. “Tivemos dois dias com os profissionais para prepará-los para receber os alunos, depois fizemos atividades nas escolas, tudo para fazer de 2023 um ano de muita qualidade.”

Para o novo ano letivo, haverá algumas mudanças. “Principalmente nas turmas de alfabetização, que terá educação em tempo integral. Isso é um grande desafio que temos e é um dos grandes motes nossos para entender que uma criança que tem a alfabetização bem solidificada terá um rendimento escolar futuro”, finaliza.


Fotos: Divulgação

bottom of page