top of page

Dia Mundial dos Primatas

Para conscientizar sobre importância dos primatas, Bioparque Zoo Pomerode terá programação especial

O Brasil possui o maior número de primatas registrados no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Primatologia. De acordo com os dados da entidade, são 140 espécies e subespécies, sendo que cerca de 40% destas estão ameaçadas de extinção.

Para levar ainda mais conscientização sobre a importância desses mamíferos e marcar o Dia Mundial dos Primatas (1º/9), será realizada uma atividade prática no Bioparque Zoo Pomerode, como um novo atrativo aos visitantes que passarão pelo local nos feriados de aniversário de Blumenau (2/9) e da Independência do Brasil (7/9).

Em uma estação instalada dentro do local, a equipe do bioparque irá apresentar materiais expositivos e realizar atividades práticas em que explicarão mais sobre a conservação, área de ocorrência e importância dos primatas. Irão mostrar, ainda, características e curiosidades dos animais que integram os programas de conservação no local como: mico-leão-preto, mico-leão-dourado, mico-leão-de-cara-dourada e o macaco-aranha-de-testa-branca, todos classificados como ameaçados; além do sagui-imperador e do bugio-ruivo. “Temos que garantir o cuidado, a conservação e levar mais conscientização sobre essas espécies. Esse é um dever de todos os cidadãos: zelar, preservar e cuidar da natureza para garantirmos um mundo melhor”, afirma Geórgia Backes, bióloga e educadora ambiental.

Programas de conservação


Com cerca de 900 animais de 230 espécies diferentes, sendo que 77% destes foram resgatados de situações de risco, o Bioparque Zoo Pomerode é referência nacional no acolhimento e tratamento de animais selvagens que sofreram ferimentos fora de cativeiro e precisaram passar por atendimento especializado. Com 91 anos de história, participa de programas de conservação nacionais e internacionais, promovendo ações de abrigo, manejo genético, educação ambiental, atividades socioculturais e de conscientização.


Além dos primatas, integram os programas de conservação do bioparque espécies diversas como o leão-angolano, o tamanduá-bandeira, papagaio-charão, jacucaca e a ararajuba, considerados vulneráveis; o cardeal-amarelo, o papagaio-de-peito-roxo e a jacutinga, apontados como ameaçados; e até a onça-pintada e o lobo-guará. “Os programas promovem uma conexão entre instituições, como o Zoo Pomerode, que são comprometidas com o cuidado das espécies. Nós atuamos juntos para mantê-los com bem-estar em um habitat ideal e com cuidados diários que cada animal precisa”, explica.

Outras atividades para curtir nos feriados


Além de participar da atividade com foco nos primatas e nos programas de conservação, quem passar pelo Bioparque Zoo Pomerode nos feriados de aniversário de Blumenau (2/9) e da Independência do Brasil (7/9), poderá desfrutar de tudo o que o local tem a oferecer. No passeio, o visitante pode ver de perto o habitat e a rotina dos leões, da onça-pintada, da girafa, do tigre, das zebras, dos pinguins, diversas serpentes, entre outros. Poderá assistir apresentações didáticas diárias, como a alimentação e o condicionamento dos hipopótamos, ou visitar o Paraíso das Aves, em que é possível entrar no recinto de imersão e ficar perto dos pássaros. Ou, até mesmo, realizar o sonho das crianças em ver os dinossauros de perto, ao passar pela exposição de 12 animatronics réplicas.

Serviço:

Programação Especial Dia Mundial dos Primatas

Quando: sábado (2/9) e quinta-feira (7/9)

Onde: Bioparque Zoo Pomerode


Fotos: Divulgação/ZOO Pomerode

bottom of page