Encontros, que ocorrem trimestralmente, têm conseguido captar mais Famílias Acolhedoras e outros voluntários
Um encontro no último sábado (15/06) reuniu Famílias Acolhedoras, apoiadores e pessoas da comunidade. Neste evento informal, os laços entre as famílias que realizam acolhimento familiar de crianças e adolescentes e outras pessoas da comunidade que se voluntariam de outras maneiras pela causa foram estreitados. Também participaram do encontro pessoas interessadas em se tornarem famílias acolhedoras, tendo a oportunidade de conhecerem de perto quem já faz esse trabalho.
Para aqueles que têm interesse em ser Família Acolhedora, mas ainda possuem algum tipo de receio, conhecer e tirar dúvidas com quem já atua na área proporciona mais segurança. Os encontros, que ocorrem trimestralmente, têm conseguido captar mais Famílias Acolhedoras e outros voluntários, além de ajudar na divulgação do acolhimento familiar na comunidade.
Neste último encontro, tivemos a participação da Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Renata dos Santos Klee; da Promotora de Justiça da área da Infância, Dra. Rejane Goularte Queiroz Beilner; da Coordenadora do Conselho Tutelar de Pomerode, Simone dos Santos Klotz; da equipe técnica do serviço; além das já citadas Famílias Acolhedoras.
Para esclarecer, uma Família Acolhedora é uma família voluntária que, por um período que pode ser de semanas ou meses, recebe em suas casas crianças e adolescentes sob sua guarda e proteção. São crianças e adolescentes que, de outra forma, estariam em “Abrigos” (acolhimento institucional), mas que ficam melhor assistidas quando o acolhimento é individualizado em Famílias Acolhedoras. É diferente de uma adoção, que seria definitiva.
Para ser Família Acolhedora é necessário residir em Pomerode, não ter interesse em adoção e fazer o curso de preparação, passando pela avaliação da equipe de psicólogos e assistentes sociais. As Famílias Acolhedoras recebem apoio da equipe antes, durante e depois do acolhimento, além de um benefício financeiro para cobrir as despesas.
Em julho, um novo grupo irá iniciar o curso preparatório ao acolhimento familiar. Quem tiver interesse pode buscar mais informações pelos contatos do serviço: (47) 99251-6856 ou (47) 3380-2578.
Foto: Divulgação
Kommentare