top of page

Audiência pública cria plano de trabalho em prol da causa animal

Presidiu o evento a vereadora Cleide Kamchen

Na noite desta quarta-feira, dia 19 de julho, foi realizada audiência pública com o objetivo de debater com a população políticas públicas para o bem-estar animal no município.

Presidiu o evento a vereadora Cleide Kamchen, que compôs a Mesa juntamente com as seguintes autoridades: Dr. Egídio Ferrari - Deputado Estadual; Dr. Antônio Godoi - Delegado de Polícia; Neuranei Bonfiglio - ONG Instituto Bem Animal; Tatiana Lenzi - Diretora do Bem-estar Animal de Blumenau; Wilson Sandrini Filho - Especialista em Direito Animal e Ércio Kriek - Prefeito de Pomerode. A Dra. Rejane Beilner, Promotora de Justiça, não pode estar presente, porém enviou um vídeo abordando sobre o tema.

Dr. Antônio Godoi abordou sobre as ações realizadas pela Polícia Civil em Pomerode e frisou a importância dada à causa animal. “Temos apenas uma pessoa presa preventivamente por maus tratos de animais fruto de uma operação realizada no início do ano. É algo difícil de conseguirmos, mas demonstra o trabalho técnico bem executado”, salientou.


Dr. Egídio Ferrari contou um pouco de sua trajetória política, criticou a penalidade branda para maus tratos de animais, apresentou propostas e leis em defesa dos mesmos e ressaltou a relevância de conscientizar a população sobre o tema.


Tatiana Lenzi mostrou resultados com a castração e chipagem de cães e gatos na cidade de Blumenau. Frisou a magnitude da união com as protetoras de animais e contou sobre as ações do Bem-Estar Animal. Salientou o custo alto dos subsídios e que a Prefeitura de Blumenau realiza o credenciamento com as clínicas veterinárias. Mas que o problema é a destinação do animal e que está sendo feito um credenciamento com abrigos para esta finalidade. Frisou a importância de um plano de medidas para o bem-estar animal e que a principal é a educação.

Wilson Sandrini Filho frisou o mérito da conscientização e da educação populacional em prol da causa. Que já existe um atraso no quesito entendimento do bem-estar animal e que esta visão precisa ser reavaliada. “Precisamos criar o melhor exemplo de política deste segmento para o município”, asseverou.


O prefeito Ércio Kriek informou que a partir do segundo semestre estará sendo realizada ação de conscientização nas escolas sobre o assunto. E que estão sendo realizadas reuniões com vários segmentos reunidos, no intuito de criar uma lei municipal em defesa dos animais.


Na sequência foi realizada a participação da população, momento este em que a comunidade participou ativamente, por meio de perguntas, sugestões e críticas. Como resultado da audiência ficou definida a criação de um grupo de trabalho para a definição de uma política específica municipal em prol da causa animal.


“O tema bem-estar animal possui várias visões diferentes, mas o fundamental é a união de todos pela construção de ideias e ações concretas em prol da causa. A responsabilidade do bem-estar animal não é tão somente do Poder Público, mas da comunidade como um todo. Agradeço a participação de todos”, concluiu a vereadora Cleide.


Fotos: Divulgação

bottom of page