top of page

7º Concurso de Jardins de Pomerode já estão com as inscrições abertas

As inscrições começam na segunda-feira (11/09) e podem participar os proprietários de imóveis residenciais

A primavera está chegando e Pomerode já está mais florida. A beleza dos jardins da cidade encanta e chama a atenção de quem passa, por isso, vem aí mais uma edição do Concurso de Jardins de Pomerode.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (11/09) e seguem até o dia 12/10. Elas são gratuitas e deverão ser feitas presencialmente no Portal Sul junto a Praça Jorge Lacerda. A retirada do regulamento também deverá ser feita lá.

Poderão participar todos os proprietários de imóveis residenciais do município. A 17ª edição só possuíra uma categoria: jardins residenciais e profissionais liberais (jardins de consultórios, jardins verticais...). A premiação dos jardins residenciais será divida em oito regiões :

• Região 1 - Testo Alto;

• Região 2 - Rega (Testo Rega, Rega I, II e III, Alto da Serra);

• Região 3 - Pomerode Fundos;

• Região 4 – Wunderwald;

• Região 5 - Ribeirão Herdt, Testo Central Alto, Vale do Selke Pequeno;

• Região 6 – Testo Central, Ribeirão Luebke, Ribeirão Solto;

• Região 7 - Vale do Selke Grande;

• Região 8 – Centro, Ribeirão Areia, Ribeirão Clara.

E o concurso possui premiações para os dois primeiros colocados de cada região: o primeiro lugar receberá o valor de R$ 300,00 e o segundo lugar - R$ 200,00. Os proprietários dos jardins vencedores receberão os prêmios em solenidade que será realizada no Auditório da Prefeitura de Pomerode, dia 09/11, às 19h. Também serão entregues os certificados de participação a todos os inscritos.

O período de avaliação será entre os dias 23 de outubro a 27 de outubro, por uma Comissão Julgadora constituída por três profissionais da área do meio ambiente e paisagismo. Serão analisados o layout e estética do jardim: desenho e harmonia do conjunto (estilo do jardim, equilíbrio, linhas, escala e proporção), composição de plantas e estruturas auxiliares (texturas, volumes, formas, cores das plantas, pérgulas, quiosques, bancos, lagos, fontes, caminhos, etc.); variedade de plantas: árvores, arbustos, herbáceas, trepadeiras, forrações, bulbosas, suculentas, cactos, aquáticas, perenes, anuais, bianuais, nativas e exóticas; condição das plantas: beleza, vigor e estado fitossanitário das plantas (pragas e doenças); e manutenção do jardim: cuidados com plantas em geral (poda, condução, limpeza) e com gramados e forrações (cortado, aparado, se há falhas).

Lembrando que todos os custos para o embelezamento do jardim são de responsabilidade do participante.


Entre os objetivos do Concurso estão incentivar o embelezamento da cidade através de seus jardins, difundir o clima de Primavera na cidade, promover a tradição cultural de ajardinamento herdado dos antepassados, e sensibilizar os habitantes para outras formas de sentir e viver a sua terra.


O 17º Concurso de Jardins é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.


Foto: Arquivo/Divulgação

Commenti


bottom of page